segunda-feira, 29 de março de 2010

Scorcese noir


A primeira cena de Ilha do Medo (Shutter Island, no original) que traz a sensação desesperadora de isolamento é quando observamos o detetive Teddy Daniels ( Leonardo DiCaprio) e seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo), no carro em direção ao prédio do Shutter Island Ashecliffe Hospital. Nessa tomada, feita de cima, percebemos que tipo de filme vamos assistir.
Este é primeiro filme do gênero feito pelo diretor Martin Scorcese. Entre suas inspirações, estão os clássicos noir da década de 50 e o (mais do que) clássico, O Iluminado de Stanley Kubrick, o que pode ser observado claramente em certas cenas. O roteiro é baseado no livro Paciente 67, de Denjis Lehane, que já flertou com cinema ao ter seu livro Mystic River adaptado para as telas como Sobre Meninos e Lobos.
A história é simples:passada em 1954, Daniels e Aule vão até Ashecliffe para descobrir o paradeiro de uma dos pacientes/prisioneiros do local. Mas as peças não se encaixam. A fugitiva, Rachel Solando (Emily Mortiner), sumiu descalça de seu quarto, que estava trancado. Teddy não quer abandonar o caso, mas a aparição de sua mulher, morta num incêndio, alerta-o todo o tempo para que vá embora da ilha. A medida que ele mergulha mais e mais nesse mistério, a realidade vai se mostrando ser bem diferente do que parecia.
DiCaprio atua magnificamente como um detetive tentando fugir de seus demônios. Ruffalo, mesmo com uma aparição mais discreta, também está ótimo. Mas o grande destaque do filme decididamente é Ben Kingsley como o médico Jonh Crawley, representando um lado da psicologia que começa a enxergar os doentes mentais com olhos mais humanos( apesar de ainda utilizar métodos primitivos).
O filme todo segue em uma palheta de tons acinzentados, frios e duros e recheado com cenas impactantes( algumas até indigestas para estômagos mais delicados). É impressionante ver como a medicina evoluiu na área do tratamento de distúrbios mentais.
Scorcese fez um filme duro, seco, um pouco perturbador mas brilhante. Há quem acredite que este pode ser um indicado ao próximo Oscar. Dá de dez a zero em qualquer alienígena azul com cara de gato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário