terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um Bom Retorno


Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Sherlock Holmes: A Game of Shadows, no original)tinha tudo para ser ainda melhor que seu antecessor: um orçamente mais generoso, uma direção de arte brilhante, um duelo entre o maior detetive do mundo e seu arqui-inimigo....entretanto, a trama confusa dificulta a integração entre o filme e a platéia, e pode acabar impedindo que todos os outros fatores muito bem trabalhados sejam ignorados.
Entre esses fatores, está o elenco. Robert Downey Jr. volta ao papel de Sherlock e faz (mais) um trabalho muito bem-feito. Jude Law também está ótimo como o companheiro de Holmes - o médico John Watson - e a relação dos dois foi aprofundada, soando mais crivel.Rachel McAdams continua encantando como Irene Adler, apesar de sua aparição ser muito curta. Noomi Rapace faz a cigana Sim, um papel muito mais discreto do que da hacker sociopata Lisbeth Salander, do sueco Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, mas ainda assim se sai muito bem. O grande trunfo do filme, entretanto, está em Jared Harris como o vilão Moriarty. A personagem criada por Harris não tem rodeios, truques ou disfarces. Moriarty é cru, frio e incrivelmente calculista, sendo capaz de acabar com qualquer um que entre em seu caminho.
É um fato conhecido que sequencias dificilmente superam seus antecessores, e O Jogo de Sombras parece reforçar essa ideia. Apesar disso, é um filme bem-feito, repleto de cenas divertidíssimas (como as protagonizadas por Mycroft Holmes, irmão de Sherlock, vivido por Stephen Fry) e instigantes, garantindo diversão e um resultado final positivo. Ainda não foi confirmado se haverá um terceiro filme, mas caso haja, não será nenhum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário